Plastiagro

 A Plastiagro – Maria Noémia Maurício – Comércio de Artigos Plásticos Lda, é uma microempresa localizada em Almeirim, que se dedica à comercialização de plásticos em particular para o setor agrícola. É uma sociedade por quotas, fundada em 1982 por Maria Noémia Maurício e pelo seu pai, Manuel Maurício.

A região do Ribatejo, onde a empresa está inserida, tem fortes ligações ao setor agrícola. Os recursos naturais existentes, nomeadamente o clima, a qualidade das terras e a proximidade a rios como o Tejo, Sorria e o Alviela fazem do Ribatejo uma região com enorme potencial agrícola, em particular de culturas de cereais, como milho e o arroz, da cultura de batatas, das culturas hortícolas, das culturas de tomate e de morango, bem como de uvas e de melão na zona de Almeirim.

A Plastiagro é PME líder desde 2016 e está ao lado da agricultura e indústria há mais de 40 anos a distribuir produtos.

 A ideia de fundar a empresa surge de uma necessidade identificada na região de Almeirim relativa ao mercado dos plásticos para a agricultura, em particular na cultura do melão. A sócia Maria Noémia Maurício através dos seus conhecimentos junto dos industriais de plásticos, nomeadamente na região de Leiria, percebeu a dificuldade destas empresas fabricantes de plásticos em comercializar os seus produtos junto dos agricultores da zona de Almeirim.

 

Também o sócio Manuel Maurício, enquanto agricultor e conhecedor dos agricultores da região, sentia e conhecia a dificuldade em adquirir plásticos para agricultura. Surge assim a Plastiagro, procurando na cadeia de distribuição, ser a empresa que fazia a ligação entre as fábricas de plástico e os agricultores da região de Almeirim. Para o efeito, os dois sócios fundaram a Plastiagro situando as suas instalações no centro de Almeirim.

 Entre a data da sua fundação e o ano de 1988 assistiu-se a um rápido crescimento da empresa. Durante esse período a empresa aumentou a sua oferta de produtos, destacando-se os plásticos para outras culturas para além da cultura do melão, nomeadamente o morango e o pimento, mas também materiais e acessórios de rega e os tubos em polietileno.
 

No início da sua atividade a Plastiagro caracterizava-se por ser um armazenista de plásticos para a agricultura onde os clientes se deslocavam para realizar as suas compras. Rapidamente expandiu geograficamente a sua atividade, dedicando-se à distribuição, através da comercialização dos seus produtos junto do comércio retalhista da região do Ribatejo.

 
 
rega-1
  Assim, a Plastiagro comercializava os seus produtos de duas formas distintas:

  • Através das vendas que fazia diretamente nas suas instalações em Almeirim;
  • Através da distribuição em que utilizava as viaturas da empresa para entregar os produtos nas instalações dos clientes localizados geograficamente mais longe de Almeirim.
  Devido ao sucesso alcançado no mercado, no ano de 2005 foram construídas novas instalações na zona industrial de Almeirim, local onde ainda hoje a empresa se encontra, e que permitiram sustentar uma estratégia de crescimento, através do desenvolvimento da sua atividade em todas as regiões do país.
  Atualmente continua a comercializar plásticos para agricultura e procura acompanhar o crescimento, a evolução e o desenvolvimento nas diferentes áreas, em particular do sector agrícola. Apostando na diversificação, na qualidade e na atualização dos seus produtos, a empresa comercializa atualmente mais de 2000 artigos. 

  O sucesso da empresa ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos diferentes agentes no mercado, nomeadamente pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), que desde 2016 lhe atribui anualmente, o estatuto de PME Líder. 

  Desde os anos de 2020, recebeu a certificação emitida pela SCORING, onde pelo seu desempenho e solidez financeira, a Plastiagro foi distinguida como uma das 10 melhores empresas da região de Santarém e como uma das 10 melhores empresas do setor de atividade onde está inserida.

PLASTIAGRO - PME

Equipa da Plastiagro